Forró raiz e tradição marcam primeira noite do segundo fim de semana de festa no Polo da Sanfona _Com vila cenográfica, apresentações culturais e muito xote, o espaço atraiu famílias e forrozeiros
- Diário da Julie Oficial

- 20 de jun.
- 2 min de leitura

A primeira noite do segundo fim de semana no Polo da Sanfona, em Gravatá, foi um verdadeiro mergulho na cultura nordestina. O espaço, que homenageia o forró tradicional com um grande palhoção e vila cenográfica, recebeu, na sexta-feira (20), um público animado, formado por famílias, casais e amantes do autêntico São João. Entre apresentações culturais e muito arrasta-pé, o clima foi de celebração à identidade nordestina.
A programação começou com a magia do Boi Zangão do Caruá e seguiu com Os Três Matutos e a Junina Traquejo, que encantaram o público com cores, ritmos e encenações típicas da época e da região. No palco, os shows de Dudu do Acordeon, Léo do Acordeon, da banda Pau no Xote e de Renato Pires fizeram os forrozeiros gastarem o solado da chinela até altas horas, em um ambiente acolhedor e seguro.
Entre os muitos casais que não saíram da pista de dança, estavam os artesãos Júnior Rocha e Adriana Rocha, que fazem questão de prestigiar o Polo da Sanfona todos os anos. _*“Aqui é onde a gente se encontra com nossas raízes. Não tem nada melhor que dançar forró agarradinho nesse clima junino”,*_ disse Júnior. Para Adriana, o local tem um valor afetivo especial: _*“é tradição. A gente vem todo ano, dança a noite toda e sai com o coração cheio de alegria”.*_
O professor Josivaldo Dantas também aproveitou a noite ao lado da esposa, a arquiteta Aline Honorato, e destacou a importância de manter viva essa celebração cultural. _*“Esse é um espaço que valoriza nossa história, nossa música, nossa identidade. É uma festa linda, feita com muito carinho. Quem ainda não veio, não pode perder essa experiência tão autêntica do São João de Gravatá”,*_ convidou.
A festa é promovida pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com as Secretarias Municipais de Comunicação Social e Imprensa, de Saúde e de Segurança e Defesa Civil, das Polícias Militar e Civil de Pernambuco, além do apoio do Governo do Estado. O Polo da Sanfona valoriza a tradição e reúne gerações em torno da sanfona, do triângulo e da zabumba.
_Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)_
_Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)_









Comentários